Ortodontia Curitiba

ortodontia em curitibaMais do que um tratamento estético, a ortodontia cuida da saúde bucal, melhorando a mastigação e a respiração. O tratamento ortodôntico ajuda a prevenir doenças periodontais e evita a disfunção e a dor da ATM (Articulação Temporomandibular) que causa desconforto como dor de cabeça, dor de ouvido, dor ou cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares e dificuldade para abrir a boca. Também reduz a possibilidade de futuros desgastes dos dentes, contribuindo para um sorriso mais bonito e melhorando a autoestima do paciente.

A ortodontia é a especialidade da odontologia responsável por alinhar e corrigir a estética, a funcionalidade e a posição dos dentes. Trabalhando em conjunto com a ortopedia funcional dos maxilares, a ortodontia posiciona de forma adequada as bases ósseas.

O tratamento ortodôntico, no CEOPAR em Curitiba, inicia após a realização de exames e o planejamento do Ortodontista. Nesse planejamento o dentista ortodontista irá levar em consideração todas as particularidades de cada caso, indicando quais os melhores recursos a serem utilizados e determinando, junto com o paciente, qual é o fim que o tratamento ortodôntico deve atingir. Dentro de cada espécie de aparelho ortodôntico pode existir a possibilidade do paciente escolher aparelhos ortodônticos que se mesclem com a cor dos dentes, ou seja, aparelhos ortodônticos estéticos.

Aparelhos ortodônticos fixos

Os aparelhos fixos trabalham basicamente da mesma forma: através de bráquetes, que deslizam por um fio metálico fazendo o movimento necessário para a correção da posição dos dentes. O que difere um do outro é o material com o qual o bráquete é confeccionado, dando diferentes propriedades estéticas e mecânicas.

Confira os aparelhos ortodônticos disponíveis no CEOPAR Curitiba:

Aparelho ortodôntico Safira

O aparelho ortodôntico de safira trabalha da mesma forma que o aparelho ortodôntico metálico, com a utilização dos bráquetes e com um fio que irá direcionar a movimentação dos dentes. A vantagem é ter uma aparência translúcida e praticamente imperceptível. Por isso está entre os aparelhos com melhor aparência estética.

Aparelho ortodôntico autoligado estético

O aparelho ortodôntico autoligável estético dispensa o uso das borrachinhas porque possui bráquetes com travas para prender o arco. Assim, os bráquetes deslizam de forma desimpedida pelo fio, agindo por mais tempo na boca.

Entre as grandes vantagens do aparelho ortodôntico autoligável estético está um tempo mais curto de tratamento e a diminuição no número de idas ao dentista para realizar manutenção.

Na sua versão estética, o aparelho ortodôntico autoligado estético, tem os bráquetes confeccionados em um material cristalino que é translúcido e muito pouco perceptível, mas resistente a manchas ou mudança de coloração.

Aparelho ortodôntico autoligado

O aparelho ortodôntico autoligável tem as mesmas características que o aparelho autoligável estético. A diferença é que todos os bráquetes são metálicos. Embora não tenha o beneficio estético, detém todos os outros benefícios funcionais como tempo reduzido de tratamento e diminuição no número de consultas ao dentista.

aparelho de porcelana ortodontia curitibaAparelho ortodôntico de porcelana

O aparelho ortodôntico de porcelana tem o mesmo mecanismo de ação que os aparelhos ortodônticos de safira e metálico. Sua diferença é que os bráquetes são feitos de porcelana, o que imita a cor dos dentes, beneficiando a questão estética.

Aparelho ortodôntico metálico

O aparelho fixo metálico talvez seja, de todas as formas de aparelhos fixos, o mais icônico por seus bráquetes metálicos que contrastam com a cor dos dentes. Porém, mesmo sendo bem aparente, produz os mesmos resultados que todas as outras formas de aparelhos fixos estéticos. Seus braquetes metálicos são duráveis e confiáveis.

Aparelhos ortodônticos removíveis

Placas alinhadoras

Para quem não quer utilizar nenhum tipo de bráquete existe um outra alternativa: as placas alinhadoras (conhecidas pela marca “invisalign”) são uma sequência de placas transparentes removíveis que vão promover o alinhamento e correção dos dentes segundo o planejamento especifico e personalizado de cada paciente. O paciente recebe, no acompanhamento do ortodontista, as placas que terá que trocar ao longo do seu tratamento. As placas alinhadoras são fáceis de usar, quase invisíveis, e permitem a higienização fácil dos dentes.

Aparelho ortodôntico removível

Este modelo é muito utilizado para o tratamento em crianças. Ele age estimulando ou retendo o crescimento ósseo, conforme necessário. O tratamento com aparelho removível depende da colaboração do paciente, pois o mesmo deve usá-lo durante o período recomendado pelo ortodontista.

Confira os aparelhos ortodônticos disponíveis no CEOPAR Curitiba

 

 

 

Saiba mais:

- Ortodontia estética
- Ortodontia para crianças
- Ortodontia para adultos