Ortodontia e Respiração Bucal Curitiba

A ortodontia tem grande participação na correção de problemas dentários causados pela respiração bucal. Na respiração normal, o ar entra pelo nariz, onde passa por um processo de umedecimento, filtragem e aquecimento chegando então à traqueia, brônquios e pulmões de maneira adequada. É muito comum que pacientes tenham alterações na sua estrutura de dentes e ossos que resultem em uma respiração trancada por isso o tratamento de ortodontia desde cedo é muito importante.

Problemas como hipertrofia das glândulas adenoides, alergias, desvio de septo ou sinusite podem bloquear a passagem do ar e faz com que a respiração seja mista ou predominantemente bucal. Se não corrigidos, com auxilio do médico e do tratamento de ortodontia com o dentista especialista, poderá ter graves consequências.

Essa respiração bucal pode causar graves danos à formação óssea e dentária do paciente. Isso acontece principalmente porque quem utiliza a respiração bucal passa a manter a boca aberta constantemente. Durante o tratamento de ortodontia o objetivo é reverter essa situação que altera o equilíbrio das forças que atuam na boca.

A respiração bucal faz com que a arcada dentária superior fique mais estreita e "para frente", deixando o céu da boca mais profundo e a língua sempre numa posição mais baixa para facilitar a entrada de ar pela boca. Sem o tratamento de ortodontia, outras alterações que ocorrem são mordidas cruzadas posteriores, mordidas abertas, apinhamentos dentários e ressecamento bucal pela falta de selamento labial (lábios entreabertos), interferindo na estética do paciente.

Como resolver isso?

Também conhecida como ortopedia funcional dos maxilares, o tratamento de ortodontia na infância é sempre mais fácil e eficaz. Também é necessário o acompanhamento e tratamento com médico (otorrinolaringologista) para eliminar as causas do problema que foge do alcance da ortodontia e odontologia. O tratamento de Ortodontia corrige as alterações bucais provocadas com o uso de aparelhos móveis e/ou fixos, aparelhos ortopédicos ou corretivos.

Agende sua consulta no CEOPAR e saiba mais sobre a ortodontia e a respiração bucal.