Periodontia: o tratamento

periodontia-curitibaA periodontia é uma especialidade da odontologia responsável por prevenir e tratar as doenças que agridem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes. Para se ter um sorriso harmônico e de boa aparência estética não basta cuidar somente da saúde dos dentes. Por isso, a periodontia cuida da saúde e bem estar da gengiva proporcionando cirurgias estéticas como a cirurgia plástica gengival ou até mesmo enxertos de gengiva.

Os tecidos brancos na boca, ou seja, os dentes podem sofrer com a existência de problemas como a cárie. Estes serão tratados com próteses dentárias ou até mesmo implantes dentários. Da mesma maneira os tecidos vermelhos, como a gengiva, podem apresentar problemas como a gengivite.

O que é a Gengivite?

A gengivite é uma inflamação do tecido gengival que provoca vermelhidão, dor, inchaço e sangramento leve.

As causas mais comuns da gengivite são:

- Acúmulo de placa bacteriana (podendo estar associado ou não à queda da imunidade);

- Estresse intenso;

- Retenção de alimentos;

- Período de gestação.

Aos primeiros sinais de inflamação ou sangramento o paciente deve procurar um dentista para uma avaliação. O agravamento da inflamação pode evoluir para uma periodontite.

O tratamento indicado é bastante simples, porém, necessita de acompanhamento de um profissional especializado em periodontia.

Para evitar a gengivite, é fundamental manter a correta higienização, utilizando escovas dentais macias, fios dentais, enxaguantes e outros acessórios específicos que o periodontista especialista recomendar.

Para o melhor tratamento de periodontia em Curitiba agende sua consulta no CEOPAR.