Periodontite Curitiba

Tão importante quanto cuidar dos dentes é cuidar da saúde da gengiva. A periodontia cuida da gengiva, pois é muito difícil manter a saúde dos dentes sem preservar a saúde da gengiva. Quando não há a atenção adequada com a higienização, a boca fica vulnerável a doenças como a periodontite.

Características da Periodontite

A periodontite se caracteriza por uma inflamação e infecção dos tecidos que estão em volta do dente, como o ligamento periodontal, osso alveolar, cemento (sim cemento radicular) e gengiva. É causada por acúmulo de tártaro devido a maus hábitos de higienização. Isso só pode ser resolvido com o tratamento de periodontia especializado.

Os sinais e sintomas mais comuns da periodontite são:

- Mau hálito;

- Gengivas com aspecto vermelho vivo ou até arroxeado;

- Gengivas inchadas e com aspecto brilhante;

- Sangramento durante a escovação ou até sangramento espontâneo;

- Presença de supuração (drenagem de pus) em um ou mais dentes;

- Dentes com mobilidade, podendo ser leve, moderada ou severa;

- Migração patológica dos dentes (os dentes se movimentam e começam a ficar mais afastados uns dos outros).

Alguns fatores que facilitam o surgimento e o agravamento da periodontite:

- Fumo;

- Diabetes;

- Alterações hormonais;

- Utilização de drogas e álcool;

- Maus hábitos de higiene;

- Má oclusão;

- Alguns medicamentos de uso contínuo.

Como o nosso corpo está em constante mudança é muito importante fazer visitas periódicas ao dentista para verificar se a nossa saúde bucal também não está sendo afetada.

O tratamento de periodontia para esse caso consiste na remoção de todos os fatores que facilitem o acúmulo de tártaro, assim como a remoção do acumulo em si. Os tratamentos de periodontia consistem na raspagem radicular para remoção de tártaro, a correção da má oclusão e remoção de outros fatores de retenção de placa. O tratamento exige retornos periódicos e acompanhamento do periodontista especialista para manutenção da saúde periodontal.

Em alguns casos, mesmo com o tratamento adequado, podem restar sequelas. Muitas vezes a gengiva retrai com a formação das bolsas periodontais, o que só pode ser resolvido com enxertos de gengiva, quando viáveis.

Agende sua consulta no CEOPAR e saiba mais sobre a periodontite.