Prótese Dentária Curitiba

protese-dentaria-ceoparPrótese dentária é a ciência artística da reposição dos dentes perdidos e tecidos bucais, que busca restabelecer a sua forma e função. Seu objetivo principal é a reabilitação bucal: mastigação, fonética e estética. Como objetivo estético, os tratamentos visam devolver a aparência natural dos dentes.

Tipos de Próteses Dentárias

Prótese dentária fixa (unitária/coroa): É a substituição ou reposição da coroa perdida do dente (parte visível do dente) por uma peça protética em cerâmica ou resina que imita com naturalidade o próprio dente. Pode ser fixada sobre o implante ou sobre a raiz natural do dente.

Prótese dentária fixa (ponte fixa): As próteses fixas normalmente são utilizadas para substituir um ou mais dentes perdidos. Elas preenchem o espaço onde não há dentes e podem ser cimentadas aos dentes naturais ou implantes próximos ao espaço vazio. A parte estética da prótese dentária fixa pode ser de resina ou porcelana (mais durável) e terá a mesma cor natural dos outros dentes.

Prótese dentária total convencional (dentadura): Substitui por completo uma ou ambas arcadas dentárias em casos que o paciente tenha perdido todos os dentes. Essa prótese é instalada apenas após a cicatrização completa dos implantes que serão utilizados para sustentar a prótese dentária. As várias etapas de confecção da prótese total devem ser criteriosamente executadas pelo dentista, como a cor, a escolha de formato e o tamanho dos dentes. Se possível, o paciente deve mostrar ao dentista fotos de como eram os dentes anteriormente para que a prótese possa se assemelhar aos seus dentes naturais perdidos.

Prótese dentária total imediata: A prótese total imediata é instalada logo após a extração dos dentes remanescentes. O dentista tira as medidas e faz as moldagens das arcadas em uma consulta. A vantagem da prótese total imediata é que o paciente não fica sem os dentes, mas ela precisa ser reajustada nos meses seguintes após a sua instalação, já que o osso no qual os dentes estavam inseridos sofre mudanças após a cicatrização.

Prótese dentária parcial removível: A prótese parcial removível é uma estrutura metálica que contém sobre ela dentes substitutos aos dentes perdidos. Esta estrutura se encaixa nos dentes remanescentes adjacentes. Com o surgimento da implantodontia moderna, é rara a utilização da prótese parcial removível. Na maioria dos casos os dentes perdidos são substituídos por implantes, porém, somente o dentista pode avaliar e indicar o melhor plano de tratamento.

Principais dúvidas sobre a prótese dentária:

Quanto custa uma prótese dentária?

O preço varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Para saber mais sobre os valores, agende uma avaliação com o CEOPAR. O procedimento pode ser pago no cartão.

Quanto tempo dura uma prótese dentária fixa?

O paciente deverá retornar ao consultório a cada 6 meses para fazer o acompanhamento. No geral, as próteses fixas tem uma durabilidade longa e indeterminada, mas está diretamente relacionada aos cuidados que o paciente tem com a sua higiene bucal.

Quanto tempo demora para colocar uma prótese dentária?

Tudo depende do tipo de prótese que será necessária. Para saber mais sobre quanto tempo demora para colocar uma prótese dentária, agende uma avaliação no CEOPAR.

Dicas para cuidar da prótese dentária fixa:

Faça uso do fio dental e escove a prótese diariamente para remover resíduos de alimentos e placa bacteriana, a correta higiene é fundamental para preservar a saúde da sua gengiva. Visite o seu dentista a cada 6 meses.

Dicas para cuidar da prótese dentária removível:

  • Faça uso do fio dental e escove a prótese diariamente para remover resíduos de alimentos e placa bacteriana.
  • Quando tirar, coloque-a sobre uma toalha ou um recipiente com água para não quebrar com uma queda.
  • Não deixe a prótese dentária secar, coloque-a em uma solução de limpeza própria ou em água quando não estiver usando.
  • Escove suas gengivas, língua e palato todas as manhãs com uma escova de cerdas suaves antes de colocar a prótese para estimular a circulação nos tecidos e remover a placa.
  • Visite o dentista se a prótese quebrar, lascar, rachar ou ficar solta. Não tente colar ou ajustá-la sozinho para não causar danos maiores.

Assista ao vídeo: