Prótese Dentária Protocolo

A prótese dentária protocolo é uma forma de substituição de uma arcada dentária completa com a utilização de implantes dentários. Essa forma de prótese dentária se difere da prótese total (conhecida como dentadura) por utilizar implantes dentários, que fixam por definitivo a prótese dentária protocolo na boca.

Com a invenção dos implantes dentários, a odontologia pode trazer ainda mais soluções a problemas antigos como a ausência de dentes em uma ou nas duas arcadas dentárias. Anteriormente, a substituição de uma arcada só podia ser feita por uma prótese total (dentadura), no entanto, por não serem fixas, com a utilização das próteses totais existia a possibilidade de movimentação durante a mastigação e a fala. Outro fator é que o osso da arcada dentária retrai quando não há a presença de implantes ou dentes, diminuindo a saliência na gengiva, o que auxilia a manter a prótese total no local desejado. Uma alternativa a prótese dentária protocolo é a overdenture.

Ao invés de realizar a colocação de 32 implantes ou 16 implantes por arcada e fazer cada coroa dentária individualmente, a prótese dentária protocolo oferece uma solução prática e acessível.

Primeiro são instalados, na arcada desejada, em torno de 5 implantes. Sobre esses implantes é fixado a prótese dentária protocolo, uma arcada dentária completa com 16 dentes produzidos em porcelana. Se observado as peculiaridades do caso, pode ser feito a prótese dentária protocolo com carga imediata, ou seja, a instalação simultânea dos implantes e dos dentes (prótese dentária protocolo). Naturalmente, o paciente deverá ter maiores cuidados com determinados alimentos até a cicatrização completa dos implantes.

É muito importante que seja feito o mais cedo possível para preservar o contorno da gengiva, deixando o sorriso ainda mais natural.

A prótese dentária protocolo oferece segurança e conforto ao paciente que não terá que se preocupar com a mobilidade de uma prótese total ou com a retração óssea que é impedida pela presença de implantes. A mastigação e a fala são restauradas com uma naturalidade absoluta.

Quer saber mais sobre a prótese dentária protocolo? Entre em contato com o CEOPAR.