Prótese Total

A prótese total, também conhecida como dentadura, é um recurso da odontologia para substituição total de uma arcada dentária completa. Pode-se perder uma arcada inteira de dentes em decorrência de doenças periodontais, sistêmicas ou crônicas assim como traumas.

Em alguns casos ainda existem dentes remanescentes na arcada, mas esses precisam ser extraídos.

É difícil imaginar uma vida sem dentes na boca. Os dentes são essenciais ao sorrir, falar e mastigar. A prótese total consegue melhorar e muito essas funções, porém, com limitações. Mesmo sendo uma solução simples, a prótese total tem algumas limitações por não ser fixada ao osso.

Para substituir uma arcada inteira, a prótese dentária protocolo é a opção mais indicada, por ser fixada sobre implantes dentários. Considerando que a prótese total não impede a retração óssea, o melhor é utilizar uma prótese dentária protocolo que irá usar implantes dentários preservando o osso remanescente. Também há a opção de uma overdenture.

A grande vantagem da prótese total é a facilidade de confecção e universalidade, basta ser produzida e utilizada que o paciente terá dentes funcionais. Quando não é possível ou viável a utilização da prótese dentária protocolo ou também quando o paciente possui idade muito avançada e não são recomendados os implantes dentários, a melhor opção é utilizar a prótese total.

Para saber mais sobre prótese total entre em contato com o CEOPAR.