Protetores Bucais em Curitiba

Os protetores bucais reduzem o risco de lesões aos dentes, gengiva, lábios, língua e bochechas. A prática de um esporte como futebol, vôlei, rugby, futebol americano e até o boxe, karatê, chute boxe etc, pode gerar a fratura de um dente ou cortar um tecido mole (gengiva a bochecha, ou até mesmo a língua). Ou seja, é indicado a qualquer esporte de contato - quem não corre o risco de bater a boca durante o futebol dos amigos depois do trabalho?

Os protetores mais indicados pelo CEOPAR são os personalizados (tipo III) e os laminados (tipo IV). Esses se encaixam perfeitamente nos dentes do paciente e não precisam ser mordidos para ficar em posição basta apenas encaixar. No CEOPAR trabalhamos com ambos, personalizados e laminados, sendo feitos de maneira rápida aos pacientes.

O protetor bucal funciona de maneira simples, os tecidos moles são mantidos afastados dos dentes, amortecendo impactos, absorvendo e redistribuindo as forças de impacto por toda a arcada dentária. Além disso é importante que o protetor não interfira na respiração.

A Academia Americana de Odontologia Esportiva indica que há uma redução de até 80% das possibilidades de lesões a boca durante a execução de atividades físicas, quando se faz uso dos protetores bucais.

Atualmente, a Academia Brasileira de Odontologia do Esporte (ABROE) classifica os protetores bucais em cinco tipos:

• Tipo I (Universal ou de estoque) 
• Tipo II (Termoplásticos) 
• Tipo III (protetor individualizado ou personalizado) 
• Tipo IV (laminados) 
• Tipo V ( Otimizadores de Performance) 

Quando os protetores bucais não são usados, fraturas e outras lesões dentárias são no mínimo duas vezes mais frequentes do que quando os protetores bucais são utilizados. A proteção oferecida pelos protetores bucais pode diminuir significativamente ou até totalmente os traumatismos. Em especial ficam protegidos os dentes superiores (arcada “de cima”), bem como bochechas, lábios e genvida (“tecidos moles”).

A odontologia do esporte tem como interesse, garantir a saúde bucal dos indivíduos na prática esportiva, isso é feito com o uso de proteções capazes de evitar, ou minimizar, impactos ou acidentes que venham a ocorrer durante um treinamento ou competição esportiva.

Venha ao CEOPAR para ter uma pratica segura, para seus dentes, do seu esporte preferido! Agende uma consulta!