Restauração Dentária

A restauração dentária é forma mais simples na odontologia de reparar os dentes. Os dentes estão suscetíveis a cáries, pequenas fraturas, imperfeições, desgaste, entre outros fatores que prejudicam sua estrutura. Conforme a extensão do dano aumenta, maior é a necessidade de reparação desse dente.

Para os menores danos causados aos dentes recomenda-se a restauração dentária. Se os danos são maiores recomenda-se próteses dentárias que recubram as áreas afetadas como bloco inlay, o bloco onlay, o bloco overlay e a coroa. Essas espécies de próteses dentárias são sucessivamente maiores.

Na odontologia, reparos menores são sempre melhores do que reparos maiores, por isso, sempre que possível o dentista especialista irá utilizar de pequenas restaurações para reparar um dano ao dente. Quanto menor o reparo menos material sintético deve ser colocado, isso porque com o tempo, os materiais sintéticos, mesmo os de alta qualidade, podem mudar de cor destoando dos demais dentes.

As restaurações dentárias são simples, o dentista especialista desgasta levemente a área danificada por uma cárie, a fim de remover qualquer possibilidade de dano futuro. Em seguida é aplicada uma resina sensível a luz (a resina fotopolimerizável). É escolhida a resina que mais se assemelha a cor dos dentes para ficar imperceptível. Uma vez aplicada, a resina é exposta a luz intensa de um fotopolemerizador que faz com que a resina fique sólida. Com alguns ajustes finais a restauração dentária ficará imperceptível.

Mesmo usando resinas de última geração, como as dos dentistas especialistas do CEOPAR, a durabilidade da restauração dentária depende do hábito alimentar do paciente. Hábitos como ingerir shoyo, vinho tinto, chá preto, café, curry, molho de tomate e suco de uva, assim como a higiene bucal, serão fatores que determinarão a durabilidade da restauração, pois favorecerem a alteração de cor da restauração mais rápido que o esperado, devendo ser trocada conforme seu aspecto fique diferente dos demais dentes.

Precisa de uma restauração impecável? Agende uma consulta no CEOPAR e fique satisfeito.