Sorriso Gengival Curitiba

A gengiva tem papel fundamental no sorriso. É a gengiva que atua como moldura dos dentes, dando o contorno e sutileza ao sorriso. Por isso a periodontia especializada vai além da saúde e preocupa-se também com a estética da gengiva.

Existem pessoas que, ao sorrir, mostram uma faixa extensa de gengiva, chamando mais atenção a esta do que aos próprios dentes. Quando esta faixa gengival é maior do que 3 mm o sorriso é caracterizado como sorriso gengival.

Funcionalmente isso não apresenta nenhum problema ao paciente mas pode ser motivo de descontentamento e desconforto com a própria aparência. E, tão importante quanto ter dentes funcionais é poder sentir-se bem com o próprio sorriso já que o sorriso é essencial para a autoestima.

O sorriso gengival ocorre com mais frequência no sexo feminino. Tipicamente este problema gengival inibe a pessoa do convívio social e causa problemas de fundo emocional.

As possíveis causas do sorriso gengival são:

- O crescimento vertical excessivo da maxila;

- Projeção horizontal da maxila;

- Maior atividade dos músculos elevadores do lábio superior;

- Lábio curto;

- Erupção passiva alterada.

A periodontia moderna oferece a solução para o inconveniente sorriso gengival: a cirurgia plástica gengival (ou aumento de coroa clínica). Nela o periodontista especialista consegue restaurar a harmonia e estética do sorriso.

Agende uma consulta no CEOPAR e esclareça todas as suas dúvidas sobre a cirurgia plástica gengival.