Toxina Botulínica na Odontologia Curitiba

Você sabia que a toxina botulínica - conhecida no mercado pela marca Botox® - utilizada na medicina estética para corrigir as marcas de expressões também pode ser usada em tratamentos odontológicos?

Na odontologia, a toxina botulínica é usada para solucionar casos de sorriso gengival, para o tratamento do bruxismo, melhorando ranger de dentes e dores de cabeça o que o composto faz é normalizar o músculo que apresenta hiperfunção, reestabelecendo o estado de regularidade. Fora do uso odontológico (uso médico) a toxina botulínica (botox ®) é indicada para diminuir rugas no pescoço, marcas de expressões, controlar a excesso de suor (hiperidrose) nas axilas e palmas das mãos, aliviar dores lombares e enxaquecas (cefalias tensionais). 

Bruxismo

Em casos de bruxismo, a aplicação da toxina botulínica ocorre em cada um dos lados da face, nos principais músculos da mastigação fazendo com que percam a força excessiva, tratando tanto os pacientes com ranger de dentes quanto os que apertam os dentes. Nos casos de disfunção de ATM e dor orofacial a toxina botulínica também pode ajudar.

Sorriso gengival

A substância pode ser usada para a correção do “sorriso gengival”, que se caracteriza pela elevação do lábio superior ao sorrir, exibindo uma faixa de gengiva mais acentuada.

Para solucionar o desconforto do sorriso gengival basta uma pequena aplicação no músculo interno do buço, responsável por tracionar o lábio superior para cima, impedindo que ele tracione e eleve o lábio, que se mantém no lugar, diminuindo a exposição da gengiva.

É importante lembrar que a aplicação não ocasiona a perda de sensibilidade no lábio superior, nem a sensação de face paralisada.

Implantodontia

A toxina botulínica contribui com a implantodontia porque atua no relaxamento da musculatura da mastigação, preparando o músculo para o procedimento, o que favorece a adaptação ao uso de próteses dentárias.

Tratamento seguro

Usar a toxina botulínica é seguro, não apresentando comprometimento motor da boca. É um tratamento simples e eficiente.

Manutenção e Resultados

Entre 48 e 72 horas após as aplicações o efeito começa a ser notado e tem o seu auge após 15 dias, quando estabiliza. A durabilidade do tratamento varia de pessoa para pessoa, em média de 5 a 6 meses. Quando finalizado o efeito, a substância precisa ser reaplicada para continuidade do bom resultado.

Entre em contato com o CEOPAR. Faça uma avaliação e esclareça todas as suas dúvidas sobre tratamentos odontológicos com toxina botulínica.