Sedação com Óxido Nitroso Curitiba

O que é a sedação?

sedação oxido nitrosoA sedação é uma forma simples de fazer com que o paciente durma ou permaneça em um estado de grande relaxamento, mesmo acordado. A sedação com óxido nitroso faz com que o paciente fique em um estado de relaxamento profundo enquanto acordado.

No CEOPAR, para maior conforto do paciente, são oferecidas duas opções:
- Inalatória: com óxido nitroso
- Endovenosa - aplicação endovenosa do sedativo.

 

Dúvidas sobre sedação com óxido nitroso:

Como é feita a sedação com óxido nitroso?

É muito simples. Pouco antes de iniciar o procedimento odontológico é colocada uma máscara no paciente para que ele respire uma mistura de óxido nitroso e oxigênio. Dentro de poucos minutos ele se sentirá muito mais relaxado, confortável e sem ansiedade.

Para quem é indicada a sedação com óxido nitroso?

Para qualquer pessoa. Inclusive quem simplesmente quer relaxar por completo durante a consulta ao dentista. Em especial para quem tem alguma espécie de fobia do dentista, medo de agulhas e anestesia ou qualquer tipo de ansiedade antes de algum procedimento odontológico ou até mesmo insônia antes da consulta ao dentista.

Quais receios que podem ser evitados com a sedação com óxido nitroso?

- Sono leve ou problemas para dormir antes ou depois de uma consulta ao dentista;
- Aflição da anestesia local;
- Expectativa da dor e por consequência ansiedade;
- Ansiedade que pode ocorrer antes de uma consulta ou durante ou até mesmo depois;
- Medo, receio, ou até mesmo trauma de outras consultas e experiência com profissionais de saúde.

É segura a sedação com óxido nitroso?

É extremamente segura, o dentista tem total controle da sedação e a qualquer momento pode interromper os efeitos da sedação. Basta cortar o fluxo de óxido nitroso ao paciente e deixar que ele respire somente o oxigênio. Em poucos segundos terá fim total a sedação.

Quais são as vantagens da sedação com óxido nitroso?

É simples, rápido, prático e seguro. O paciente não precisa do acompanhamento do médico anestesista, não corre nenhum tipo de risco e não tem nenhum sintoma após a utilização da sedação.

Qual é a sensação do paciente quando sedado com óxido nitroso?

Relaxamento, ansiedade reduzida e indiferença. O tempo do procedimento torna-se insignificante. Não há preocupação com a anestesia local ou expectativa da dor. Inclusive é comum ouvir de pacientes que usaram da sedação que perderam completamente a fobia e se sentiram tranquilos para realizar o procedimento odontológico.

Qualquer paciente pode usar?

Sim, não existem restrições. Mesmo se paciente for cardíaco, hipertenso e diabético, estando essas condições controladas e medicadas não tem problema algum.

Porque o óxido nitroso é conhecido como gás hilariante ou gás do riso?

Porque causa contrações musculares involuntárias na face das pessoas, dando a impressão que o gás ocasiona o riso.

Por que o óxido nitroso é conhecido como cheirinho?

Existem vários nomes para a sedação com óxido nitroso mas muitas pessoas desconhecem o nome do gás e acabam lembrando de outras formas como: gás do dentista, gás odontológico, cheirinho, gás do cheiro, gás do riso, gás hilariante do dentista, etc. Na verdade, o óxido nitroso dá a sensação no paciente de um cheiro levemente adocicado.

Qual é diferença entre sedação com óxido nitroso e anestesia geral?

A sedação com o óxido nitroso é um procedimento muito mais simples. Na Odontologia oferece ao paciente a diminuição da ansiedade, um estado de relaxamento, porém o paciente permanece acordado. Já a anestesia geral é utilizada para procedimentos cirúrgicos grandes e é muito mais complexa. O paciente tem que respirar com auxílio de aparelhos durante o período que permanece sob efeito da anestesia geral.

Qual é a diferença sedação endovenosa e a sedação por óxido nitroso?

O objetivo dos dois procedimentos é o mesmo, trazer mais conforto ao paciente. A diferença é o método pelo qual isso é atingido. Ambos são procedimento simples e muito seguros, porém a sedação com óxido nitroso é mais simples ainda. A sedação endovenosa requer o acompanhamento do médico anestesista e o paciente irá dormir durante o procedimento. Já na sedação com óxido nitroso será feita pelo dentista e poderá a qualquer momento ser interrompida, isso porque durante a sedação o paciente fica acordado, mas muito relaxado.

 

Tire suas dúvidas sobre:

Sedação em procedimentos odontológicos
Sedação Endovenosa