Sedação Endovenosa Curitiba

O que é a sedação?

A sedação nada mais é do que uma forma de fazer com que o paciente "durma", ou esteja em um estado de relaxamento profundo, mesmo estando acordado. 

O CEOPAR tem duas opções de sedação disponíveis para o conforto de seus pacientes: 

sedação endovenosa curitiba

- Inalatória: utilizando o óxido nitroso
- Endovenosa: aplicação endovenosa do medicamento. 

Como é realizada a sedação endovenosa?

A sedação endovenosa é feita durante o procedimento odontológico, no consultório do dentista. O médico anestesista aplica o medicamento no paciente, induzindo-o a dormir. Uma vez que o paciente estiver sedado o dentista então começa o procedimento sem que o paciente presencie o tratamento.

Para quem a sedação endovenosa é recomendada?

É recomendada para qualquer pessoa com receio ou não de qualquer espécie de tratamento odontológico. E pode ser utilizada por pessoas que buscam somente maior conforto e não desejam presenciar o procedimento (seria o equivalente a tomar um indutor do sono para dormir em um voo internacional).

Os receios de pacientes que optam por sedação incluem:

- Dificuldade de dormir antes ou depois de um tratamento;
- Ansiedade antes durante ou depois de um procedimento;
- Medo ou até trauma de experiências anteriores com procedimentos odontológicos.

Em quais procedimentos pode ser usada a sedação endovenosa?

Pode ser usada em qualquer procedimento, do mais simples ao mais complexo. Todavia é recomendada para a implantodontia, reabilitação oral, odontologia estética, confecção de facetas, clareamento dental, endodontia, cirurgia de extração de siso, dentística, entre outros.

Sedação endovenosa é o mesmo que anestesia geral?

Não. A sedação endovenosa não é o mesmo que anestesia geral. Na sedação endovenosa, o médico anestesista irá aplicar um medicamento que irá induzir o paciente a dormir e por consequência o paciente não terá que presenciar o tratamento odontológico. Mesmo sedado é aplicada a anestesia local.

Mas se não são sinônimos o que é a anestesia geral?

A anestesia geral é um método de anestesia que é utilizado durante procedimentos  cirúrgicios maiores e mais complexos nos quais a aplicação da sedação combinada com a anestesia local não será suficiente.  Por outro lado é muito mais extensiva, o paciente tem que respirar com auxílio de aparelhos durante o procedimento.

A sedação endovenosa é um procedimento seguro?

sedação endovenosa 2

É muito seguro porque não inibe nenhuma função do corpo e tem o acompanhamento dedicado do médico anestesista durante todo o procedimento, monitorando funções vitais, com verificação da pressão arterial, frequência cardíaca, oxigenação sanguínea e eletrocardiograma. Outro ponto positivo é que a sedação endovenosa também diminui a liberação de substâncias no sangue, em decorrência da ansiedade, que provocam o aumento da pressão arterial e frequência cardíaca durante o procedimento.

A sedação endovenosa contribui com o pós-operatório?

Sim. O pós-operatório se torna mais tranquilo, menos doloroso e sem risco de nenhum receio, ansiedade ou trauma.

Qualquer paciente pode ser submetido a sedação?

Sim, inclusive se o paciente que for cardíaco e estiver medicado;o paciente tiver diabetes e a mesma estiver controlada; o paciente que tiver hipertensão e estiver medicado também pode usufruir do conforto da sedação em tratamentos odontológicos.

Então qual é a diferença da sedação por óxido nitroso e a sedação endovenosa?

O efeito desejado de ambas é o mesmo: proporcionar maior conforto ao paciente durante o procedimento realizado. Porém, no caso da sedação endovenosa, existem duas grandes vantagens sobre a sedação com óxido nitroso. A primeira é que o paciente estará dormindo e a segunda é o acompanhamento dedicado do médico anestesista. No caso do óxido nitroso o paciente estará acordado, mas em estado de relaxamento profundo.

 

Saiba mais sobre:

- Sedação em procedimentos odontológicos
- Sedação com óxido nitroso