Tira-dúvidas

Quando fazer a extração do siso?

quando fazer extração sisoA extração do siso deve ser feita imediatamente quando o cirurgião dentista identificar a falta de espaço na mandíbula para os sisos, dificuldade de higienização, ou a necessidade para a ortodontia. Também existe a chance de ser necessária a extração do siso por estes estarem mal posicionados para nascer. Esse caso é conhecido como siso incluso. Isso pode gerar outras complicações, mesmo que siso não nasça será necessário fazer a extração do siso para que os demais dentes não sejam afetados ou deslocados.

É muito importante que exista espaço na mandíbula para o nascimento dos sisos. Caso contrário eles podem causar o apinhamento. Por isso, uma vez identificado o risco de apinhamento a extração do siso deve ser feita.

A higienização é um item fundamental na manutenção de uma boca saudável. Muitas vezes os sisos nascem “semi-erupcionados”. Uma semi-erupçao é quando o dente nasce parcialmente. O resultado disso é que a coroa do dente fica parcialmente encoberta pela gengiva. Isso facilita que, durante a mastigação, pedaços de alimento se alojem entre o sulco do dente e a gengiva. O resultado disso é um foco constante de infecção facilitando a propensão de cáries. No caso de um siso, por estar no fundo da boca, a higiene torna-se ainda mais difícil. Sendo assim, muitos dentistas recomendam a extração de siso para dar ao paciente uma melhor saúde bucal.

No caso da ortodontia os sisos podem dificultar na movimentação dos demais dentes no decorrer do tratamento. A ortodontia também pode recomendar a extração do siso quando for necessário criar mais espaço na boca para os demais dentes.

Mais duvidas sobre a extração dos sisos? Agende sua consulta com um especialista do CEOPAR!

A extração do siso demora muito?
+ Como é realizada a extração do siso?