Tira-dúvidas

Tratamento de canal dói?

tratamento-de canal-doiA resposta é não. Existem muitos preconceitos sobre ir ao dentista e a dor durante o tratamento do canal mas na realidade, todos os procedimentos odontológicos são feitos com a utilização de anestesia local. A anestesia local é muito eficaz e atua impedindo a sensação de dor. Caso ainda exista sensibilidade, mesmo depois de aplicar o anestésico, o dentista irá aplicar mais anestésico até que a região esta completamente adormecida.

O tratamento de canal não foge dessa realidade. O dentista irá aplicar quanto anestésico for necessário para que toda a região fique dormente. Caso o efeito do anestésico comece a passar, o dentista irá aplicar anestésico novamente da mesma maneira que no início do tratamento de canal.

O tratamento de canal consiste em abrir o dente e retirar a polpa do dente que está infeccionada e com risco de espalhar essa infeção. Uma vez limpa a cavidade o dente é preenchido com material e fechado pelo dentista especialista. Tudo isso é feito sob o efeito da anestesia.

A grande vilã dessa história é a imaginação. Imaginar o tratamento de canal ou ficar na expetativa da dor desse tratamento pode gerar aflição, ansiedade e pavor, mas a verdade é que não haverá nenhuma dor. O que ocorre é a antecipação da dor. Para reduzir a ansiedade durante o tratamento de canal também é possível realizar o procedimento com a sedação com óxido nitroso ou sedação endovenosa.

Para saber mais sobre tratamento de canal e sedação agende sua consulta no CEOPAR.