Conheça os tipos de próteses dentárias
As próteses dentais tem como principal objetivo devolver a função e estética no sorriso. Existem vários tipos de próteses dentais, cada uma com sua devida indicação (desde removíveis até fixas).
As próteses dentais removíveis envolvem as próteses parciais e próteses totais (conhecidas como dentaduras). Dentre as próteses dentais removíveis, temos as próteses dentais de estrutura em acrílico, que são de caráter provisório, e as de estrutura metálica, que podem ser vistas como definitivas (uma vez que tem maior resistência à carga mastigatória). A prótese dental total, é feita de acrílico e pode haver reforço interno, dependendo da força mastigatória de cada paciente. O que difere uma da outra, é que a prótese dental parcial removível é dento muco suportada, ou seja, tem apoio tanto em mucosa quanto em dente. Já a prótese total, é totalmente muco suportada.
As próteses dentais fixas, se diferem basicamente em próteses dentais sobre implante e próteses sobre dente. A prótese sobre implante é indicada quando o paciente perde o elemento dental por completo, enquanto a sobre dente substitui apenas a parte coronária, utilizando se da raiz dental para apoiar a nova coroa.
Vale ressaltar a importância de manter um dente natural em boca, uma vez que o dente e periodonto se encontram saudáveis, menores as chances de desenvolver futuras infecções e perdas ósseas irreparáveis.
Dentre os materiais utilizados para as próteses dentárias fixas, existe uma gama muito grande, como as coroas em acrílico, coroas de PMMA (CAD/CAM), metalocerâmicas, dissílicato de lítio e zircônia.
Em relação a eficiência mastigatória, podemos dizer que as próteses dentárias fixas sobre dente, chegam a devolver quase 100% em relação ao dente natural, pois apresentam até mesmo o módulo de elasticidade muito próximo ao dente, que é o caso das ONLAYS, mais conhecidas como “blocos”. Estes blocos são usados para substituir partes perdidas do dente como cárie e fraturas amplas, e uma vez cimentados, ficam como se fossem partes do dente natural ( graças à adesão que temos na odontologia atual). Estes blocos podem ser feitos de Resina composta, Cerômero, dissilicato de lítio, entre outros.
Quer saber mais sobre próteses dentais? Entre em contato com a equipe do CEOPAR!
Quais são os alimentos que não se deve comer depois do clareamento dental?
Quais são os alimentos que não se deve comer depois do clareamento dental? Quem quer dentes mais brancos, inevitavelmente, precisa repensar seus hábitos para [...]
Implante Dentário Total
Implante Dentário Total A perda dos dentes prejudica não apenas a autoestima do paciente, mas também a qualidade de vida, pois compromete a mastigação, [...]