Conheça os tipos de próteses dentárias
As próteses dentais tem como principal objetivo devolver a função e estética no sorriso. Existem vários tipos de próteses dentais, cada uma com sua devida indicação (desde removíveis até fixas).
As próteses dentais removíveis envolvem as próteses parciais e próteses totais (conhecidas como dentaduras). Dentre as próteses dentais removíveis, temos as próteses dentais de estrutura em acrílico, que são de caráter provisório, e as de estrutura metálica, que podem ser vistas como definitivas (uma vez que tem maior resistência à carga mastigatória). A prótese dental total, é feita de acrílico e pode haver reforço interno, dependendo da força mastigatória de cada paciente. O que difere uma da outra, é que a prótese dental parcial removível é dento muco suportada, ou seja, tem apoio tanto em mucosa quanto em dente. Já a prótese total, é totalmente muco suportada.
As próteses dentais fixas, se diferem basicamente em próteses dentais sobre implante e próteses sobre dente. A prótese sobre implante é indicada quando o paciente perde o elemento dental por completo, enquanto a sobre dente substitui apenas a parte coronária, utilizando se da raiz dental para apoiar a nova coroa.
Vale ressaltar a importância de manter um dente natural em boca, uma vez que o dente e periodonto se encontram saudáveis, menores as chances de desenvolver futuras infecções e perdas ósseas irreparáveis.
Dentre os materiais utilizados para as próteses dentárias fixas, existe uma gama muito grande, como as coroas em acrílico, coroas de PMMA (CAD/CAM), metalocerâmicas, dissílicato de lítio e zircônia.
Em relação a eficiência mastigatória, podemos dizer que as próteses dentárias fixas sobre dente, chegam a devolver quase 100% em relação ao dente natural, pois apresentam até mesmo o módulo de elasticidade muito próximo ao dente, que é o caso das ONLAYS, mais conhecidas como “blocos”. Estes blocos são usados para substituir partes perdidas do dente como cárie e fraturas amplas, e uma vez cimentados, ficam como se fossem partes do dente natural ( graças à adesão que temos na odontologia atual). Estes blocos podem ser feitos de Resina composta, Cerômero, dissilicato de lítio, entre outros.
Quer saber mais sobre próteses dentais? Entre em contato com a equipe do CEOPAR!
Como escolher uma clínica odontológica de confiança?
Se você chegou até este artigo, certamente está precisando de um dentista de qualidade, mas tem dúvidas sobre como escolher [...]
Qual é o tempo de um tratamento de ortodontia?
Qual é o tempo de um tratamento de ortodontia? Parece fácil, mas é difícil. Como bem sabemos, a ortodontia é a especialidade da [...]