Gestantes podem usar aparelhos ortodônticos?

Os motivos para iniciar um tratamento ortodôntico são diversos, variando desde correção de dentes desajustados, problemas de oclusão, diastemas, entre outros. No entanto, com todas as alterações do corpo decorrentes da gravidez, será que gestantes podem usar aparelhos ortodônticos? Pois bem, essa dúvida será sanada a seguir pelos especialistas do CEOPAR, confira!

Dentre os mitos relacionados ao período de gestação há alguns bastante famosos nos quais acredita-se que na gestação os dentes estragam com mais facilidade, o índice de cáries aumenta e a mulher perde cálcio dos dentes para formar as estruturas mineralizadas do bebê. No entanto, a gravidez não é responsável por esses fatores e não há qualquer contraindicação para o uso de aparelho ortodôntico nessa fase. O que há, na verdade, são algumas restrições e cuidados especiais a serem considerados, especialmente durante o primeiro trimestre.

# 01. Radiografias durante a gravidez devem ser evitadas

O primeiro passo para o tratamento ortodôntico é agendar a consulta com o ortodontista a fim de compartilhar problemas e expectativas e obter um diagnóstico prévio inicial. Além de uma análise criteriosa imediata, o paciente é encaminhado para fazer a documentação dos dentes, contendo radiografias, fotografias bucais (internas e externas) e moldes em gesso das arcadas dentárias.

No caso de gestantes, especificamente, as radiografias odontológicas devem ser evitadas, pois a exposição à radiação pode se tornar um risco para a formação do feto. Contudo, em caso de extrema necessidade, o raio x é feito, sempre tomando os devidos cuidados com a proteção tanto da gestante como do bebê.

# 02. Uma boa higiene bucal é essencial

Durante a gestação, algumas das principais orientações são manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, realizar exames e consultas durante o pré-natal e evitar o consumo de álcool.  No entanto, a higiene bucal não pode ser negligenciada, exigindo ainda mais atenção para evitar placas bacterianas.

# Atenção! Com esses cuidados, o tratamento com aparelhos ortodônticos é completamente liberado e seguro. Então, busque por um profissional que atue com ética e comprometimento, a fim de que seu tratamento seja conduzido de forma adequada e apenas pelo tempo realmente necessário para fazer as devidas correções.

Agende a sua consulta de rotina no CEOPAR pelo número (41) 3338-7029 e conheça um dos melhores centros odontológicos do país. Dispomos de uma infraestrutura completa e elegante, além de consultórios com equipamentos e materiais de última geração para oferecer o que há de melhor em tratamentos odontológicos. Conte com uma equipe altamente qualificada e compromissada com a saúde bucal de seus pacientes!

Compartilhe

2020-07-15T14:44:07-03:00
Ir ao Topo