Dor e Sedação

Procedimentos dos mais complexos aos mais simples podem causar estresse, tensão e ansiedade em muitas pessoas. O implante dentário, por exemplo, é um dos mais temidos pelos pacientes, pois ficou conhecido como um tratamento doloroso e desconfortável. Esses sentimentos fazem muitas pessoas adiarem ao máximo a visita aos consultórios odontológicos, porém, a boa notícia é que atualmente existem novas tecnologias e técnicas capazes de proporcionar experiências menos traumáticas aos pacientes. Uma delas será abordada neste artigo do Ceopar: sedação para eliminar de vez o desconforto causado em cirurgias de implante. Continue lendo e conheça esse método que proporciona bem-estar e segurança aos pacientes nas clínicas odontológicas!

O que é a sedação?

Sedação é uma técnica que consiste em reduzir o nível de consciência do paciente para minimizar dores, desconfortos e ansiedade. Com a sedação simples, o paciente permanece sonolento, porém acordado e consciente com uma sensação muito maior de conforto e tranquilidade, sem perder sua capacidade de responder à estímulos físicos e ao comando verbal.

Como a sedação é feita?

A sedação, realizada por um médico anestesista para garantir a segurança do paciente e a eficácia do procedimento, ocorre com medicamentos administrados por via oral, inalação ou, mais comumente, via endovenosa. Além de administrar os medicamentos, o anestesista acompanha todo o processo cirúrgico, monitorando as funções vitais do paciente, ou seja, frequência cardíaca, pressão arterial e oxigenação do sangue.

Por que a sedação favorece a colocação de implantes?

A sedação favorece a colocação de implantes, pois minimiza o desconforto da cirurgia, alivia o estresse e o medo do indivíduo, facilita o trabalho do profissional e, ainda, melhora a etapa de recuperação. Como vantagens do uso da técnica de sedação para colocação de implantes, destacam-se as seguintes:

  • A sedação elimina o sentimento de ansiedade e proporciona momentos de descanso ao paciente enquanto o profissional realiza o procedimento
  • Estando sedado, o paciente não participa ativamente do tratamento e, assim, o implantodontista pode aplicar as técnicas com mais segurança e precisão, resultando em ganhos de qualidade
  • A sedação deixa a pessoa mais confortável para permanecer na mesma posição durante vários minutos, evitando dores musculares
  • Com a sedação, a cirurgia de implantes dentários ocorre sem dor e o paciente conclui o procedimento sem as temidas experiências traumáticas
  • A sedação também proporciona maior conforto no pós-operatório do implante

Quais procedimentos podem ser feitos sob sedação?

Praticamente todos os procedimentos, simples ou complexos, podem ser feitos com o paciente sedado, desde restaurações e limpeza, até cirurgias, implantes dentários, extração de dente, extração de siso, raspagem periodontal, clareamento dental, entre outros. Com a sedação, o dentista pode, inclusive, aproveitar para fazer vários tratamentos em um único dia.

Quem pode optar pela sedação durante aplicação de implante?

Qualquer paciente com boa saúde geral pode aproveitar os benefícios dessa técnica. Para isso, o paciente é submetido a uma consulta prévia com o médico anestesista a fim de avaliar seu quadro clínico e, a partir disso, determinar com segurança a quantidade de medicação necessária e a possibilidade de prosseguir com o tratamento.

Implante sem dor já é possível com a sedação!

Agende a sua consulta de rotina no Ceopar pelo número (41) 3338-7029 e conheça o nosso centro. Dispomos de uma infraestrutura completa e elegante, além de consultórios com equipamentos e materiais de última geração para oferecer excelência em tratamentos odontológicos. Conte com uma equipe altamente qualificada e compromissada com a saúde bucal de seus pacientes!

Compartilhe

2020-07-24T14:30:14-03:00
Ir ao Topo