Limpeza de Implantes Dentários
Implantes dentários são capazes de devolver a autoestima e a segurança na mastigação em pessoas que perderam um ou mais dentes, contudo, exigem compromisso com as rotinas de higiene bucal para conservar a estética do sorriso e evitar uma série de doenças, como a mucosite (inflamação na parte interna da boca) e a peri-implantite (infecção ao redor do implante). Sabendo que uma boa higienização oral faz parte dos cuidados necessários para a preservação de implantes dentários, o Ceopar selecionou algumas dicas sobre limpeza de implantes dentários, confira a seguir!
Limpeza correta de implantes dentários
O sucesso do procedimento está diretamente relacionado à disciplina e aos cuidados com a higienização dos implantes dentários. Ao contrário do que possam acreditar, os implantes exigem os mesmos cuidados dedicados aos dentes naturais, afinal, a higienização inadequada leva ao acúmulo de placa bacteriana, inflamações nas gengivas e mucosas e, ainda, perda do implante. Portanto, observe, anote e pratique as dicas abaixo para caprichar na limpeza de seus implantes dentários!
- Sempre escove os dentes, língua e gengiva após as refeições
- Escove com movimentos suaves
- Dê preferência às escovas de cerdas bem macias
- Opte pelo modelo interdental ou unitufo para higienizar os espaços entre os dentes e os implantes
- Utilize fio dental (e passa fio, se necessário) regularmente em todos os dentes
- Use o enxaguante bucal indicado pelo dentista (alguns podem prejudicar o material da prótese)
- Considere o uso de aparelhos com jatos de água sob pressão para limpar abaixo da prótese
Acompanhamento periódico com o dentista
Visitar o dentista regularmente é fundamental para manter a saúde bucal em dia. Em consultas revisionais, o profissional avalia a saúde do dente e da mucosa da região, providencia uma higiene oral mais profunda (profilaxia) removendo inclusive a prótese, realiza pequenos ajustes de parafusos e solicita exames radiográficos para monitorar os implantes e possíveis perdas ósseas.
O intervalo entre as consultas é decidido pelo dentista, mas, em geral, essas visitas costumam ocorrer a cada três ou seis meses. No entanto, qualquer sinal de adversidade indica a necessidade de encurtar esse período, a exemplo de sangramento ou alteração de cor nas gengivas ao redor do implante dentário, dor, inchaço e mobilidade do implante.
Cuidados para manutenção de implantes dentários
Além da limpeza diária e da visita regular ao dentista, a manutenção dos dentes implantados inclui mudanças nos hábitos dos pacientes. Mania de roer unhas ou de abrir objetos com a boca, bruxismo e tabagismo são alguns dos exemplos mais comuns de hábitos que podem comprometer o resultado do procedimento. Enquanto roer unhas, abrir objetos com a boca e bruxismo promovem o desgaste e trinca da estrutura das próteses, o tabagismo é uma questão ainda mais delicada, pois compromete a cicatrização óssea e deixa o paciente mais propenso a sofrer com infecções. Portanto, vale uma atenção especial nesses aspectos!
Quer saber mais detalhes sobre limpeza de implantes dentários?
Agende a sua consulta de rotina no Ceopar pelo número (41) 3338-7029 e conheça o nosso centro. Dispomos de uma infraestrutura completa e elegante, além de consultórios com equipamentos e materiais de última geração para oferecer excelência em tratamentos odontológicos. Conte com uma equipe altamente qualificada e compromissada com a saúde bucal de seus pacientes!
Qualquer pessoa pode colocar faceta de porcelana?
Qualquer pessoa pode colocar faceta de porcelana? As facetas são recursos estéticos dentários bastante procurados nos consultórios odontológicos. Por se tratar de uma prótese [...]
Extração de siso com óxido nitroso
Extração de siso com óxido nitroso A utilização da sedação com óxido nitroso para a extração de siso oferece mais conforto ao paciente porque proporciona um [...]