Por que devo ir ao dentista regularmente?
Em geral, a ida ao dentista ocorre somente em caso de dor e desconforto dentário, por isso, é comum que a pessoa passe anos e anos sem visitar o profissional. Acontece que muitos problemas bucais começam sem alarde e quando realmente provocam dor é sinal de que a situação pode estar avançada. Para te ajudar a entender a importância de manter os cuidados orais em dia, o time CEOPAR relacionou os principais motivos para você ir ao dentista regularmente e nunca abandonar um tratamento odontológico. Confira!
A importância de consultar periodicamente seu dentista
# 01. Previne doenças
Ao visitar o dentista, o profissional fará uma análise completa de dentes e gengiva, bem como do estado da mordida e da movimentação maxilar. Assim, é possível prevenir ou mesmo diagnosticar eventuais problemas em estágios iniciais e indicar tratamentos adequados, evitando complicações graves. Saiba que, mesmo sem sentir incômodos, podem ser encontradas desordens bucais, a exemplo de cáries, acúmulo de tártaro, entre outros. Além disso, essa é uma maneira de manter a higiene bucal sempre em dia, fazendo limpezas mais profundas.
# 02. Evita o mau hálito
O mau hálito é um sintoma bastante comum e igualmente indesejado. Em muitos casos, escovar os dentes e a língua, assim como utilizar o fio dental e também o enxaguante bucal nem sempre são suficientes para manter um hálito fresco e agradável. Por meio de consultas periódicas, o dentista irá promover uma limpeza profunda e identificar a causa do cheiro e apontar qual a solução mais indicada para eliminar esse problema pela raiz. Isso certamente evitará constrangimentos ao paciente.
# 03. Protege o coração
Se surpreendeu com esse motivo que elencamos? Pois bem, saiba que há bactérias presentes na boca que podem ser nocivas ao coração, como a endocardite bacteriana. Por isso tantos dentistas insistem em dizer que cuidar da saúde bucal significa cuidar também da saúde geral.
# 04. Evita dores de cabeça
Dentes do siso ou problemas de articulações da boca, a exemplo da ATM (Articulação temporomandibular), costumam causar fortes dores de cabeça, podendo irradiar para outras partes do corpo. Ao visitar o dentista periodicamente e compartilhar sintomas fica muito mais fácil diagnosticar possíveis problemas e já atuar de maneira assertiva para passar bem longe de dores.
# 05. Melhora a autoestima
Dentes tortos e amarelados, a ausência de dentes ou mesmo mau hálito geram constrangimentos a muitos pacientes que, com o tempo, evitam sorrir para não se submeterem aos olhares de terceiros. A ida ao dentista com frequência permite prevenir essas situações, mas caso a pessoa já tenha sido acometida, o profissional dará todas as coordenadas necessárias para reverter o quadro e ajudar o paciente a voltar a sorrir. Como resultado, a autoestima será restabelecida.
# 06. Evita a perda de dentes
Inúmeros fatores podem ocasionar a fratura ou a perda de dentes, entre eles estão maus hábitos, bruxismo, gengivite, periodontite e substâncias químicas. O tratamento correto e frequente de doenças e situações mencionadas podem evitar uma futura extração de seus dentes. Mantenha a atenção nesse ponto, pois a perda de um dente altera todo o equilíbrio interno da cavidade bucal, podendo gerar enormes complicações.
#ParaSaberMais – A perda de dentes pode ocasionar uma série de problemas à saúde bucal e geral do paciente que vão muito além do aspecto estético. Pensando nisso, o time CEOPAR preparou um artigo completo e explicativo abordando as principais consequências estéticas e funcionais dessa condição. Acesse e entenda a importância de procurar auxílio profissional para uma avaliação personalizada.
# 07. Economiza dinheiro e evita dores
Se nenhum desses argumentos te convencer a ir ao dentista regularmente, pode ser que este seja o empurrão que faltava, afinal, com o acompanhamento periódico, fica muito mais fácil identificar problemas em estágios iniciais, quando ainda é possível recorrer a tratamentos mais baratos. Além disso, quanto antes descobrir o caso, menor tende ser a dor no paciente.
E você, quando foi a última vez que foi ao dentista?
Ir ao dentista regularmente é uma forma de cuidado com os dentes e a saúde, portanto, não espere começar a sentir dor, agende a sua consulta de rotina no CEOPAR. Dispomos de uma infraestrutura completa e elegante, além de consultórios com equipamentos e materiais de última geração para oferecer excelência em tratamentos odontológicos. Conte com uma equipe altamente qualificada e compromissada com a saúde bucal de seus pacientes.
Overdenture superior: Entenda tudo sobre essa prótese antes de fazer uma
Se você está considerando a possibilidade de investir em uma overdenture superior, provavelmente já sabe que se trata de uma solução eficaz para restaurar a função e a estética [...]
Quais são os alimentos que não se deve comer depois do clareamento dental?
Quais são os alimentos que não se deve comer depois do clareamento dental? Quem quer dentes mais brancos, inevitavelmente, precisa repensar seus hábitos para [...]