Por que devo ir ao dentista regularmente?

Em geral, a ida ao dentista ocorre somente em caso de dor e desconforto dentário, por isso, é comum que a pessoa passe anos e anos sem visitar o profissional. Acontece que muitos problemas bucais começam sem alarde e quando realmente provocam dor é sinal de que a situação pode estar avançada. Para te ajudar a entender a importância de manter os cuidados orais em dia, o time CEOPAR relacionou os principais motivos para você ir ao dentista regularmente e nunca abandonar um tratamento odontológico. Confira! 

A importância de consultar periodicamente seu dentista

# 01. Previne doenças

Ao visitar o dentista, o profissional fará uma análise completa de dentes e gengiva, bem como do estado da mordida e da movimentação maxilar. Assim, é possível prevenir ou mesmo diagnosticar eventuais problemas em estágios iniciais e indicar tratamentos adequados, evitando complicações graves. Saiba que, mesmo sem sentir incômodos, podem ser encontradas desordens bucais, a exemplo de cáries, acúmulo de tártaro, entre outros. Além disso, essa é uma maneira de manter a higiene bucal sempre em dia, fazendo limpezas mais profundas.

# 02. Evita o mau hálito

O mau hálito é um sintoma bastante comum e igualmente indesejado. Em muitos casos, escovar os dentes e a língua, assim como utilizar o fio dental e também o enxaguante bucal nem sempre são suficientes para manter um hálito fresco e agradável. Por meio de consultas periódicas, o dentista irá promover uma limpeza profunda e identificar a causa do cheiro e apontar qual a solução mais indicada para eliminar esse problema pela raiz. Isso certamente evitará constrangimentos ao paciente.

# 03. Protege o coração

Se surpreendeu com esse motivo que elencamos? Pois bem, saiba que há bactérias presentes na boca que podem ser nocivas ao coração, como a endocardite bacteriana. Por isso tantos dentistas insistem em dizer que cuidar da saúde bucal significa cuidar também da saúde geral.

# 04. Evita dores de cabeça

Dentes do siso ou problemas de articulações da boca, a exemplo da ATM (Articulação temporomandibular), costumam causar fortes dores de cabeça, podendo irradiar para outras partes do corpo. Ao visitar o dentista periodicamente e compartilhar sintomas fica muito mais fácil diagnosticar possíveis problemas e já atuar de maneira assertiva para passar bem longe de dores.

# 05. Melhora a autoestima

Dentes tortos e amarelados, a ausência de dentes ou mesmo mau hálito geram constrangimentos a muitos pacientes que, com o tempo, evitam sorrir para não se submeterem aos olhares de terceiros. A ida ao dentista com frequência permite prevenir essas situações, mas caso a pessoa já tenha sido acometida, o profissional dará todas as coordenadas necessárias para reverter o quadro e ajudar o paciente a voltar a sorrir. Como resultado, a autoestima será restabelecida.

# 06. Evita a perda de dentes

Inúmeros fatores podem ocasionar a fratura ou a perda de dentes, entre eles estão maus hábitos, bruxismo, gengivite, periodontite e substâncias químicas. O tratamento correto e frequente de doenças e situações mencionadas podem evitar uma futura extração de seus dentes. Mantenha a atenção nesse ponto, pois a perda de um dente altera todo o equilíbrio interno da cavidade bucal, podendo gerar enormes complicações.

#ParaSaberMais – A perda de dentes pode ocasionar uma série de problemas à saúde bucal e geral do paciente que vão muito além do aspecto estético. Pensando nisso, o time CEOPAR preparou um artigo completo e explicativo abordando as principais consequências estéticas e funcionais dessa condição. Acesse e entenda a importância de procurar auxílio profissional para uma avaliação personalizada.

# 07. Economiza dinheiro e evita dores

Se nenhum desses argumentos te convencer a ir ao dentista regularmente, pode ser que este seja o empurrão que faltava, afinal, com o acompanhamento periódico, fica muito mais fácil identificar problemas em estágios iniciais, quando ainda é possível recorrer a tratamentos mais baratos. Além disso, quanto antes descobrir o caso, menor tende ser a dor no paciente.

Compartilhe

E você, quando foi a última vez que foi ao dentista?

Ir ao dentista regularmente é uma forma de cuidado com os dentes e a saúde, portanto, não espere começar a sentir dor, agende a sua consulta de rotina no CEOPAR. Dispomos de uma infraestrutura completa e elegante, além de consultórios com equipamentos e materiais de última geração para oferecer excelência em tratamentos odontológicos. Conte com uma equipe altamente qualificada e compromissada com a saúde bucal de seus pacientes.

2021-03-23T17:29:48-03:00
Ir ao Topo