Qualquer pessoa pode colocar faceta de porcelana?

As facetas são recursos estéticos dentários bastante procurados nos consultórios odontológicos. Por se tratar de uma prótese fina e fornecer força e elasticidade comparável ao esmalte do dente natural, as facetas de porcelana são consideradas, atualmente, uma das melhores opções para pacientes exigentes que desejam recriar a aparência natural e conferir dentes alinhados, brancos e bem ajustados. No entanto, se você chegou até esse artigo é porque tem dúvidas se qualquer pessoa pode colocar facetas de porcelana. Então, confira a seguir as informações da equipe CEOPAR sobre esse aspecto!

Facetas de porcelana: função, vantagens e desvantagens

As facetas de porcelana exercem a função de cobrir as faces dos dentes, sendo ideais para aproximar dentes separados (diastemas), melhorar a aparência dos dentes quebrados ou danificados por cáries, harmonizar o tamanho dos dentes, principalmente quando pequenos na fase adulta, e alterar a cor dos dentes que podem estar manchados ou escurecidos.

Além de proporcionar ao sorriso um aspecto natural e harmônico, as facetas de porcelana apresentam como vantagens a longa durabilidade, que varia de 10 a 15 anos, e a versatilidade por poderem ser aplicadas em um só dente ou em vários simultaneamente. Ademais, ajudam a minimizar o acúmulo de placas bacterianas, melhorando a higiene e a saúde bucal.

Por outro lado, uma das principais desvantagens é a necessidade de o dentista fazer pequenos desgastes frontais para que as facetas se encaixem perfeitamente e não fiquem em evidência. É justamente devido a esse processo que as facetas de porcelana não são indicadas para qualquer pessoa. Má qualidade na higiene bucal, dentes com restaurações extensas, problemas de mordida (dentes que não encaixam adequadamente), dentes sobrepostos ou problemas de bruxismo são exemplos de contraindicações. As facetas de porcelana também não são as melhores alternativas nos casos de:

  • Ausência de dentes;
  • Dentes fracos e desvitalizados com risco de queda;
  • Oclusão dental (dentes da arcada dentária superior desencostados dos inferiores);
  • Dentes sobrepostos;
  • Estrutura dentária insuficiente para receber o material;
  • Esmalte dental excessivamente prejudicado;
  • Pessoas com hábito de roer unhas ou morder lápis e canetas.

# Não desanime! Conforme esclarecido acima, não é qualquer pessoa que pode colocar facetas de porcelana, porém, ainda que você se enquadre em alguma dessas contraindicações, caso sonhe em ter um sorriso perfeito, não desanime. Muitos desses impeditivos podem ser solucionados por meio de procedimentos corretivos para, então, viabilizar o uso de facetas. Portanto, procure um dentista experiente para fazer a correta análise com fotos e radiografias e compreender as condições de saúde antes da colocação das facetas.

Agende a sua consulta de rotina no CEOPAR pelo número (41) 3338-7029 e conheça um dos melhores centros odontológicos do país. Dispomos de uma infraestrutura completa e elegante, além de consultórios com equipamentos e materiais de última geração para oferecer o que há de melhor em tratamentos odontológicos. Conte com uma equipe altamente qualificada e compromissada com a saúde bucal de seus pacientes!

2020-07-15T13:26:06-03:00