Tipos de Implante Dentário
Perda dentária, seja ela parcial ou total, causa dores e desconfortos, prejudica a estética e a autoestima e, ainda, compromete a fala e a mastigação. Trata-se, portanto, de um problema sério que afeta diversas esferas na vida das pessoas e, por isso, precisa ser solucionado com a máxima brevidade para reverter todo esse quadro e devolver ao paciente a confiança e as funções citadas. Se você está buscando informações sobre os tipos de implante dentário para eliminar um ou mais desses aspectos mencionados inicialmente, aproveite para conferir a seguir algumas opções disponíveis!
Como é feito um implante dentário?
O implante dentário consiste na fixação de pinos de titânio no osso do maxilar superior ou inferior em substituição à raiz do dente. É um tratamento odontológico que, combinado com o uso de prótese sobre implante, permite substituir um, vários ou até mesmo todos os dentes naturais perdidos em decorrência de cáries, doenças gengivais e traumatismos, por exemplo. Esse tratamento está cada vez mais seguro e acessível e vem sendo bastante adotado para solucionar problemas de perdas dentárias.
Atenção! Conforme apontado inicialmente, a importância dos implantes dentários vai muito além de suprir expectativas estéticas e influencia também questões funcionais. O comprometimento da fala e da mastigação, assim como o desajuste da mordida, as doenças digestivas e a perda óssea são alguns dos exemplos de problemas que podem ser solucionados com a aplicação de implantes. Portanto, não adie mais a visita ao dentista.
Quais são os principais tipos de implante dentário?
Há vários tipos de implante dentário disponíveis, sendo indispensável a avaliação do dentista para identificar as necessidades de cada paciente e indicar as próteses mais interessantes. Confira alguns exemplos a seguir!
- Implante dentário com carga imediata. O implante dentário com carga imediata se dá quando o paciente realiza a extração do dente, fixação do implante e aplicação do dente provisório (carga imediata) sobre o pino de titânio recém fixado. Esse procedimento costuma ser adotado nos dentes anteriores para preservar o contorno da gengiva, no entanto, também pode ser indicado para os dentes posteriores, de acordo com as condições de cada caso. Trata-se de uma excelente alternativa para pacientes em busca da reposição rápida do dente para melhorar questões estéticas e minimizar dores e desconfortos.
- Implante com Prótese Protocolo. Esse tipo de implante dentário, indicado quando a maior parte dos dentes está comprometida, consiste na colocação de pinos de titânio ao longo de todo o maxilar inferior com o objetivo de fixar uma prótese dentária acrílica. Por ser uma prótese fixa, o resultado final costuma ser muito satisfatório, pois gera segurança de mastigação, contudo, exige cuidado redobrado com a higienização bucal. Por isso, mantenha a rotina de passar fio dental, fazer a escovação correta e utilizar enxaguantes bucais antibactericidas (sem álcool), conforme recomendação do seu dentista.
- Implante com Prótese Overdenture. A prótese overdenture, indicada para pacientes desdentados e usuários de próteses totais, é uma alternativa mais em conta que a protocolo, pois exige menos pinos de titânio. Esse modelo funciona como uma dentadura fixa por meio de uma barra que liga os pinos à prótese, o que garante mais segurança, estabilidade e conforto ao comer, falar e higienizar. Nesse tipo de implante dentário, os pinos são colocados sob a gengiva e, em seguida, os dentes artificiais (agrupados) são encaixados. Além de exigir um investimento mais baixo, outro benefício é a possibilidade de remover a prótese e, assim, melhor higienizar.
Importante! A ausência de espessura e condições ósseas adequadas inviabiliza o uso de implantes dentários e, por isso, pode ser necessária a realização de enxerto ósseo dentário. Tal recurso proporciona melhor sustentação para o implante dentário nesses casos em que a estrutura do paciente é insuficiente.
- Mini-implante dentário. Esse outro tipo de implante dentário consiste em um micro parafuso feito de titânio instalado entre os ossos, na mandíbula ou no maxilar. Considerado uma mini-prótese, o mini-implante funciona como um acessório para ajudar no tratamento ortodôntico e impulsionar o movimento dos dentes, sem a finalidade de substituição dentária. Essa técnica é utilizada como uma ancoragem na qual permite movimentações ortodônticas, sem que afete outros dentes. Tão logo o(s) dente(s) atinge o posicionamento desejado, o mini-implante dentário é removido.
Como saber qual é o tipo de implante dentário mais indicado para mim?
Somente um especialista em implantes poderá orientar qual é o implante dentário ideal. Em geral, na primeira consulta o dentista faz uma avaliação clínica para observar o estado do comprometimento dentário, em seguida, solicita uma radiografia panorâmica, que em conjunto darão uma avaliação da estrutura óssea. Em muitos casos, também é necessária a realização de tomografia computadorizada. Com a documentação em mãos, o dentista planeja o caso e indica o tipo de implante dentário mais adequado!
Restou alguma dúvida sobre os tipos de implante dentário?
Agende a sua consulta de rotina no Ceopar pelo número (41) 3338-7029 e conheça o nosso centro. Dispomos de uma infraestrutura completa e elegante, além de consultórios com equipamentos e materiais de última geração para oferecer excelência em tratamentos odontológicos. Conte com uma equipe altamente qualificada e compromissada com a saúde bucal de seus pacientes!
Quais são os alimentos que não se deve comer depois do clareamento dental?
Quais são os alimentos que não se deve comer depois do clareamento dental? Quem quer dentes mais brancos, inevitavelmente, precisa repensar seus hábitos para [...]
Posso fazer a extração de dente inflamado? Entenda como proceder
A extração de dente inflamado é um procedimento odontológico que pode ser necessário em determinadas situações. Quando um dente está inflamado, pode causar dor intensa, desconforto e até mesmo afetar [...]