Higiene bucal durante a Ortodontia

ortodontia higiene bucal

No tratamento de ortodontia, uma higiene bucal eficiente é fundamental para manter a saúde bucal. A instalação do aparelho ortodôntico fixo aumenta a área de retenção de alimentos nos dentes, sendo mais fácil o acumulo de placa bacteriana.

A placa bacteriana é aquela película geralmente esbranquiçada na superfície dental formada pela higienização inadequada, isso favorece o aparecimento de cáries , manchas e inflamações gengivais. Em casos mais avançados, somente uma profilaxia feita em consultório odontológico é capaz de removê-la.

Durante o tratamento de ortodontia, para evitar a formação dessa placa bacteriana, o paciente deve manter sempre uma boa escovação, com a escova que melhor se adaptar. Existem algumas de escovas próprias para pacientes que estão passando por um tratamento de ortodontia. Essas escovas próprias para a ortodontia têm formatos específicos para facilitar a higiene, porém, o mais importante não é a escova, e sim a técnica e eficiência da escovação.

Para usar durante o tratamento de ortodontia são recomendadas sempre escovas com cerdas macias que devem ser trocadas com frequência, pois o aparelho ortodôntico fixo causa um desgaste acelerado da escova de dente. Uma escova desgastada perde a sua eficiência e capacidade de higienização, aumentado os riscos do surgimento da placa durante o tratamento de ortodontia.

Outro item importante é o uso contínuo do fio dental junto à escovação. Mas o arco não impede a passagem do fio dental? Sim, devem ser tomados alguns cuidados durante o tratamento de ortodontia, mas há formas de contornar o problema. Para isso existem passadores de fio dental ou passa-fios para levar o fio dental entre os dentes e o arco de metal do aparelho. O ortodontista especialista sempre estará orientando o paciente desde o início do tratamento de ortodontia.

Enxaguantes bucais também têm sua importância no controle bacteriano da flora bucal. Sempre que possível é bom utilizá-los.

Pessoas com dificuldades maiores para manter a higiene, durante o tratamento de ortodontia, ou mesmo pacientes com dificuldades motoras podem fazer uso de irrigadores orais elétricos que facilitam muito a higienização.

Agende sua consulta no CEOPAR para ter um tratamento de ortodontia com a orientação de um especialista.

Compartilhe

2019-08-17T23:28:01-03:00
Ir ao Topo