PROTETORES BUCAIS EM CURITIBA

Os protetores bucais reduzem o risco de lesões aos dentes, gengiva, lábios, língua e bochechas. A prática de um esporte como futebol, vôlei, rugby, futebol americano e até o boxe, karatê, chute boxe etc, pode gerar a fratura de um dente ou cortar um tecido mole (gengiva a bochecha, ou até mesmo a língua). Ou seja, é indicado a qualquer esporte de contato – quem não corre o risco de bater a boca durante o futebol dos amigos depois do trabalho?

Os protetores mais indicados pelo CEOPAR são os personalizados (tipo III) e os laminados (tipo IV). Esses se encaixam perfeitamente nos dentes do paciente e não precisam ser mordidos para ficar em posição basta apenas encaixar. No CEOPAR trabalhamos com ambos, personalizados e laminados, sendo feitos de maneira rápida aos pacientes.

O protetor bucal funciona de maneira simples, os tecidos moles são mantidos afastados dos dentes, amortecendo impactos, absorvendo e redistribuindo as forças de impacto por toda a arcada dentária. Além disso é importante que o protetor não interfira na respiração.

A Academia Americana de Odontologia Esportiva indica que há uma redução de até 80% das possibilidades de lesões a boca durante a execução de atividades físicas, quando se faz uso dos protetores bucais.

Atualmente, a Academia Brasileira de Odontologia do Esporte (ABROE) classifica os protetores bucais em cinco tipos:

  • Tipo I (Universal ou de estoque)
  • Tipo II (Termoplásticos)
  • Tipo III (protetor individualizado ou personalizado)
  • Tipo IV (laminados)
  • Tipo V ( Otimizadores de Performance)

Quando os protetores bucais não são usados, fraturas e outras lesões dentárias são no mínimo duas vezes mais frequentes do que quando os protetores bucais são utilizados. A proteção oferecida pelos protetores bucais pode diminuir significativamente ou até totalmente os traumatismos. Em especial ficam protegidos os dentes superiores (arcada “de cima”), bem como bochechas, lábios e gengiva (“tecidos moles”).

A odontologia do esporte tem como interesse, garantir a saúde bucal dos indivíduos na prática esportiva, isso é feito com o uso de proteções capazes de evitar, ou minimizar, impactos ou acidentes que venham a ocorrer durante um treinamento ou competição esportiva.

Venha ao CEOPAR para ter uma pratica segura, para seus dentes, do seu esporte preferido! Agende uma consulta!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO AGORA MESMO

Newsletter

Receba informações de parceiros e conteúdos exclusivos CEOPAR.