Clareamento: À laser ou com moldeira?
Embora o clareamento dentário seja um tratamento estético extremamente seguro, consolidado e com alta demanda no país, ainda é comum os pacientes terem dúvidas sobre qual a melhor opção: o clareamento a laser no consultório ou clareamento com moldeira realizado, na maior parte do tempo, em casa. Diante disso, a equipe CEOPAR selecionou este tema para esclarecer a diferença entre os dois métodos, bem como apresentar as vantagens e desvantagens. Acompanhe!
Inicialmente, é imprescindível esclarecer que, em ambos os métodos, o clareamento dental ocorre por meio de produtos químicos como o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio, responsáveis por realizar uma reação química nos dentes e, assim, deixá-los muito mais claros. Esse tratamento é indicado na maioria dos casos em que o paciente deseja melhorar o aspecto escurecido ou manchado dos dentes em decorrência da pigmentação de alguns alimentos, como café, chocolate e ketchup.
Contudo, somente após a avaliação de um profissional é possível determinar a melhor opção entre o clareamento no consultório e o clareamento com moldeira, a combinação de ambos simultaneamente ou, ainda, a contraindicação desse tratamento, afinal, é preciso levar em consideração as particularidades de cada quadro.
Pacientes cujos dentes são naturalmente escurecidos, por exemplo, costumam reagir muito bem ao clareamento; enquanto dentes escurecidos por outras causas, como os manchados pelo uso de antibióticos, podem ser mais resistentes. Além disso, pelo fato de o gel não agir sobre resinas, pacientes com dentes muito restaurados, próteses e implantes podem não obter o resultado esperado, sendo preferível avaliar outras alternativas. Então, nada melhor do que solicitar uma opinião profissional.
Clareamento a laser ou moldeira, qual o melhor?
Bom, na verdade, não há uma resposta certa para esta pergunta, pois ambos os tipos são eficazes, isto é, apresentam ótimos resultados. A escolha do protocolo pode variar em função do grau de escurecimento dos dentes, sensibilidade e preferência do paciente pelo uso noturno ou diurno. Entenda mais sobre cada um desses métodos.
# 01. Clareamento dental com moldeira
A primeira etapa do clareamento com moldeira consiste em uma consulta odontológica. Em seguida, são providenciados os moldes superior e inferior dos dentes para que seja feita uma moldeira ao paciente. Concluída a confecção, em uma segunda consulta, o profissional faz os ajustes e transmite todas as orientações necessárias para a realização e manutenção do processo.
Dessa forma, em casa e sob a constante orientação do dentista, o paciente realiza o tratamento com a aplicação de um gel clareador. Quanto maior a concentração desse gel, mais rápidos são obtidos os resultados, mas é importante mencionar que isso também implica no aumento da sensibilidade dentária e por isso uma avaliação criteriosa do dentista para determinar a estratégia de tratamento ideal é imprescindível.
Esse procedimento dura 4 horas por dia, durante três a quatro semanas em média [favor confirmar a duração, pois há divergência na internet]. Apesar de ser um processo mais lento quando comparado ao clareamento a laser no consultório, para muitos pacientes, o clareamento com moldeira costuma ser considerado a melhor técnica por ser mais barata e menos agressiva, pois é realizada de maneira gradual e, assim, “ataca” a estrutura dentária aos poucos, sem deixar de garantir um resultado satisfatório.
# 02. Clareamento dental em consultório
Conhecido popularmente como clareamento a laser, a aplicação é muito simples: após preparo da boca e proteção da gengiva, lábios e bochechas para evitar queimaduras é aplicado o gel clareador diretamente sobre os dentes, permanecendo sobre essa superfície por cerca de 45 minutos. Concluído esse período, o produto é inteiramente removido e para potencializar o efeito branqueador, o profissional faz uso de luz ultravioleta ou laser.
Esse método é realizado, portanto, em consultório odontológico e sua duração pode variar de 3 a 4 sessões com intervalos de uma semana entre uma sessão e outra, a depender do grau de escurecimento e da expectativa do paciente.
Em termos de resultado, essa técnica se diferencia, pois em apenas uma sessão já é possível notar melhora. Por isso, é tido como a melhor solução para pacientes com pressa de terem seus sorrisos mais brancos. Mas atenção: por se tratar de uma técnica mais agressiva devido à alta concentração do gel, pacientes em gestação ou com dentes manchados, gengivite, cáries e restaurações em resina precisam de uma avaliação ainda mais rigorosa do dentista.
Afinal, qual é a melhor opção: clareamento a laser ou clareamento dental com moldeira?
Ambos os procedimentos garantem excelentes resultados individualmente, no entanto, somente o dentista é capaz de orientar a alternativa mais adequada para cada caso. Agende a sua consulta de rotina no CEOPAR pelo número (41) 3338-7029 para conhecer um dos melhores centros odontológicos do país e solicitar a sua avaliação.
Dispomos de uma infraestrutura completa e elegante, além de consultórios com equipamentos e materiais de última geração para oferecer o que há de melhor em tratamentos odontológicos. Conte com uma equipe altamente qualificada e compromissada com a saúde bucal de seus pacientes!
Quais são os alimentos que não se deve comer depois do clareamento dental?
Quais são os alimentos que não se deve comer depois do clareamento dental? Quem quer dentes mais brancos, inevitavelmente, precisa repensar seus hábitos para [...]
Existe Tratamento para Bruxismo, conheça quais são eles
O bruxismo é um problema de saúde bucal que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Trata-se de uma condição em que a pessoa range ou aperta os dentes [...]