Quebrar um dente é um grande transtorno. Não importa o motivo, se foi uma queda, algum alimento duro, uma cárie profunda, ou outro motivo… quando um dente quebra, a gente se assusta. Mas lembre-se que acidentes acontecem e que não há motivo para pânico.

Ao passar por alguma fratura, é preciso procurar imediatamente o seu dentista, para realizar uma avaliação da lesão através de exames clínicos, mas é possível tomar algumas medidas para minimizar possíveis complicações antes de chegar no consultório. A equipe CEOPAR orienta:

Sempre guarde o pedaço do dente em um recipiente com saliva, ou soro fisiológico para não desidratar o fragmento do dente, se for possível o dentista fará a colagem.

Depois dessa medida de emergência, vá imediatamente ao consultório do seu dentista. Ele é único profissional recomendado para fornecer diagnóstico e tratamento adequado.

 

 

Como é o tratamento?

O tratamento para um dente permanente quebrado varia e depende do nível de fratura e comprometimento das estruturas do dente.

Quando a fratura é pequena ou média, faz-se a restauração ou colagem do dente. Nela, a parte fraturada é preenchida com um material (geralmente resina), devolvendo a estética, forma e função do dente.

Se a fratura no seu dente for muito grande e a restauração não for possível pode ser necessário colocar uma coroa. As coroas dentárias são produzidas em cerâmica e reproduzem a forma fiel do dente.

Em caso de fraturas mais graves, pode ser necessário o tratamento de canal. Esse tratamento é recomendado quando ocorre algum dano na polpa do dente. Depois do canal é necessário fazer uma restauração ou coroa dentária.

Por fim, temos a extração do dente. Esse tratamento só se aplica às lesões mais graves, que não tem outra solução. Ele é realizado quando a fratura ultrapassa a linha da gengiva.

Depois da extração é possível realizar um implante dentário ou colocar uma prótese.

Caso você tenha qualquer problema odontológico como dente quebrado, alterações na gengiva, dores ou dificuldade de mastigar, busque sempre suporte profissional.

 

Visite o seu dentista regularmente e invista em uma boa higiene dental no seu dia a dia.

O CEOPAR oferece a você o melhor tratamento odontológico para casos como esse. Iremos avaliar sua fratura e recomendar o procedimento mais adequado.

Você está com um dente quebrado? 

Entre em contato com o CEOPAR e descubra como os nossos especialistas podem te ajudar.