Como tirar mau cheiro do implante dentário?

Implantes dentários são cilindros metálicos de titânio inseridos no osso maxilar e/ou mandibular do paciente em substituição às raízes de dentes ausentes ou perdidos que exerce um importante papel estético e, principalmente, funcional, pois além de deixar o sorriso mais agradável, melhora a eficiência mastigatória e evita irregularidades ou desalinhamento dos dentes laterais remanescentes.

Trata-se de uma excelente alternativa quando o paciente possui suporte ósseo suficiente, tanto em altura quanto em espessura. No entanto, apesar dos benefícios, uma queixa bastante comum dos pacientes com implantes dentários é no que diz respeito ao mau cheiro característico desse tipo de prótese. Portanto, confira a seguir quais as melhores dicas do CEOPAR para minimizar essa desvantagem!

Entenda melhor o motivo do odor causado pelo implante dentário

Assim como ocorre com a dentição natural, após a alimentação é comum ficar resíduos de alimentos na boca e, por isso, é fundamental proceder com uma escovação adequada. Em pacientes com implantes dentários, sobretudo, a importância da higienização torna-se ainda maior devido ao pequeno espaço existente entre a gengiva e a prótese fixa, previsto para justamente facilitar a higienização. A presença de restos alimentares nesses espaços causa mau cheiro e possíveis inflamações, podendo evoluir para doenças como a periimplantite, uma inflamação capaz de resultar na necessidade da instalação de um novo implante.

Entretanto, se mesmo com todos os cuidados de higiene, o mau cheiro proveniente do local da implantação persistir, o paciente deve ficar alerta, pois o problema pode ser decorrente da má adaptação da prótese e ocasionar acúmulo de bactérias e infiltração de alimentos. Em alguns casos, a gengiva não adere corretamente aos implantes e, como consequência, o paciente pode sofrer uma reabsorção óssea e desenvolver necrose ou algum tipo de patologia mais severa. Portanto, ao perceber odor oriundo do local dos implantes, gosto ruim na boca ou enjoos, a principal recomendação é consultar o dentista.

Dicas para tirar mau cheiro do implante dentário

A limpeza da prótese deve ocorrer de maneira semelhante à dos dentes naturais, ou seja, com o uso de escova de cerdas macia e creme dental. Ademais, os pacientes de prótese total também podem optar por escovas interdentais específicas para a limpeza do espaço que existe entre o implante e a prótese.

Outra dica importante para tirar ou evitar mau cheiro do implante dentário é o uso diário de fio dental, inclusive, nesse espaço para auxiliar na retirada do resto alimentar. Para isso, consulte o seu dentista e peça uma sugestão de qual o melhor fio dental a ser usado, pois pode variar de acordo com a prótese. Veja também, a necessidade de utilizar um passa fio para facilitar nesse processo.

A manutenção e limpeza a cada seis meses em um dentista é mais uma alternativa para tirar o mau cheiro do implante dentário. Em consultório, o profissional também pode fazer uso do waterpik, aparelho que solta jatos de água, proporcionando uma higienização mais profunda ou, como medida mais cautelosa, retirar a prótese e limpar a superfície do implante para identificar irregularidades, a exemplo de sangramento, inflamação ou bolsa perimplantar.

Para solicitar uma avaliação personalizada e obter mais dicas de como tirar mau cheiro do implante dentário, agende a sua consulta de rotina no CEOPAR pelo número (41) 3338-7029 e conheça um dos melhores centros odontológicos do país. Dispomos de uma infraestrutura completa e elegante, além de consultórios com equipamentos e materiais de última geração para oferecer o que há de melhor em tratamentos odontológicos. Conte com uma equipe altamente qualificada e compromissada com a saúde bucal de seus pacientes!

Compartilhe

2020-07-15T14:25:59-03:00
Ir ao Topo