O clareamento dental tira o esmalte do dente?

O clareamento dental é o sonho de inúmeras pessoas que se veem incomodadas com o aspecto escurecido ou manchado de seus dentes devido à constante exposição a alimentos pigmentados, como café, chocolate e ketchup, ou mesmo à má higienização. Então, para te ajudar a compreender todos os detalhes sobre esse tratamento, a equipe CEOPAR explica se o clareamento dental tira o esmalte do dente. Entenda a seguir!

Como funciona o clareamento dental?

Em geral, o clareamento dental ocorre por meio de produtos químicos como o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio, responsáveis por realizar uma reação química nos dentes e, assim, deixá-los muito mais claros. A partir de um determinado período de exposição, os químicos utilizados no clareamento atingem um ponto de saturação e deixam de agir, sendo este o momento em que ocorre o máximo de clareamento.

Passado o tempo certo, deve-se interromper o processo e retirar o produto por completo para evitar o estágio no qual o agente clareador começa a atuar em outros compostos que apresentam cadeias de carbono, como as proteínas da matriz do esmalte. Nesse ponto, ocorre a perda de estrutura dental. Daí a importância de um bom plano de tratamento, da seleção adequada das técnicas a serem utilizadas e das orientações dadas ao paciente.

Como evitar que o clareamento dental tire o esmalte do dente?

Quando realizado por profissionais capacitados após uma cuidadosa avaliação das características bucais do paciente, a técnica de clareamento dental é extremamente segura e não causa danos significativos ao esmalte e à estrutura do dente, pois apenas remove o pigmento corante impregnado. Na maioria das vezes, as superfícies se recuperam rapidamente aos mínimos prejuízos gerados tão logo termine o tratamento.

O cuidado, no entanto, deve ser na repetição e no uso excessivo dos agentes clareadores, em especial o peróxido de hidrogênio, pois, a longo prazo pode trazer danos irreversíveis ao esmalte dentário. Desse modo, dois fatores são fundamentais quando o assunto é clareamento dental: a atenção dos profissionais para não exceder o tempo máximo de exposição dos dentes ao gel clareador e a conscientização dos pacientes quanto a recorrência desse procedimento.

Para garantir um sorriso branco e um tratamento mais seguro e, principalmente, saudável, opte por profissionais capacitados e de confiança.

Agende a sua consulta de rotina no CEOPAR pelo número (41) 3338-7029 e conheça um dos melhores centros odontológicos do país. Dispomos de uma infraestrutura completa e elegante, além de consultórios com equipamentos e materiais de última geração para oferecer o que há de melhor em tratamentos odontológicos. Conte com uma equipe altamente qualificada e compromissada com a saúde bucal de seus pacientes!

Compartilhe

2020-07-15T14:05:56-03:00
Ir ao Topo