Prótese Sobre Implante

Diversamente à prótese sobre dente, indicada quando o paciente ainda tem a raiz fixada no osso, a prótese sobre implante se dá quando não há raiz e, por isso, precisa colocar tanto o implante dentário, quanto a prótese, ou seja, a peça protética que imita a forma e a cor do dente natural. Essa alternativa moderna, adotada em casos de perdas parciais, mantém a eficácia do dente perdido, restabelece as funções mastigatórias, favorece a dicção das palavras e recupera a confiança de sorrir. Confira mais informações sobre esse tratamento a seguir!

Como é feita a prótese sobre implantes?

O procedimento se inicia com o odontologista fazendo uma análise clínica e solicitando exames específicos para verificar as condições da estrutura bucal. Identificada a necessidade e a possibilidade de uso, o próximo passo consiste em selecionar um componente intermediário que liga a prótese ao implante. Em seguida, pinos de titânio 100% compatíveis com o tecido ósseo são implantados no osso do paciente e, por fim, é instalada a prótese de acrílico com dentes feitos em resina ou porcelana.

Curiosidade! Anteriormente, a prótese era criada a partir de um molde da boca do paciente. Porém, com os avanços da Implantodontia, impressoras 3D estão sendo utilizadas para agilizar todo o processo de confecção da prótese e garantir mais qualidade. Para isso, o dentista usa scanner para obter imagens tridimensionais da cavidade bucal com precisão.

Como a prótese sobre implantes é fixada?

  • Próteses parafusadas. São fixadas aos implantes por meio de parafusos, podendo estes serem removidos em consultório pelo cirurgião dentista durante as consultas de rotina para manutenção e higienização. Dentre as vantagens das próteses parafusadas estão:
    • Facilidade de serem removidas quando necessário
    • Possibilidade de realizar reparos sem perder a prótese
    • Diminuição do espaço entre a prótese e o implante, dificultando a formação de placa bacteriana
    • Facilidade de avaliar a higiene bucal e o estado dos tecidos onde foi instalado o implanteComo desvantagens estão a possibilidade de o parafuso afrouxar com o tempo e de o furo onde é colocado o parafuso ficar aparente. Para amenizar essa última desvantagem, contudo, o dentista pode cobrir o local com resina.
  • Próteses cimentadas. São fixadas aos implantes com o uso de cimentos odontológicos. Devido à rigidez do material, esse tipo de fixação é praticamente permanente e pode ser removida pelo cirurgião dentista apenas em casos especiais. Dentre as vantagens das próteses cimentadas estão:
    • Melhora estética por não exigir furos
    • Distribuição uniforme da tensão criada pela prótese, preservando o implante e o osso da bocaJá as desvantagens envolvem a dificuldade no reparo e na avaliação da higiene bucal e do estado dos tecidos da região do implante, além do risco de causar inflamação e perda do implante se o excesso de cimento não for removido.

Como higienizar a prótese sobre implante?

Instalada a prótese sobre implante, vários cuidados de higiene bucal tornam-se necessários para evitar problemas futuros. Embora não haja risco de desenvolver uma cárie, a má higienização pode causar acúmulo de bactérias e, consequentemente, doenças periodontais. A recomendação, portanto, é consultar o dentista para descobrir qual o tipo de escova dental mais indicado e quais são os cuidados exigidos. De modo geral, a escovação e o uso de fio dental diariamente são medidas essenciais para garantir uma gengiva saudável e maior durabilidade da prótese.

Com qual frequência de visitas ao dentista após aplicação da prótese sobre implante?

A periodicidade deve ser determinada pelo dentista, mas é fundamental que os pacientes submetidos a esse tratamento cumpram a sua agenda de consultas para avaliar regularmente a condição periodontal em volta da sua prótese dentária. Em casos de sangramentos, inchaços ou dente do implante frouxo, a sugestão é encurtar o prazo e procurar o dentista com a máxima brevidade possível.

Importante! Se você ainda não procurou um especialista em implantes dentários por medo de fazer o procedimento, saiba que já é possível recuperar a mastigação e a autoestima sem sentir dor ou desconforto algum utilizando a técnica de sedação consciente. Entenda mais no artigo “Implante: Dor e sedação”.

Em busca de uma clínica de confiança para aplicação de prótese sobre implante?

Agende a sua consulta de rotina no Ceopar pelo número (41) 3338-7029 e conheça o nosso centro. Dispomos de uma infraestrutura completa e elegante, além de consultórios com equipamentos e materiais de última geração para oferecer excelência em tratamentos odontológicos. Conte com uma equipe altamente qualificada e compromissada com a saúde bucal de seus pacientes!

Compartilhe

2020-07-24T14:40:03-03:00
Ir ao Topo