Qual é o tempo mínimo que tenho que ficar com aparelho ortodôntico?

A busca por um sorriso bonito e harmônico leva inúmeras pessoas a buscarem o auxílio dos melhores dentistas para obter avaliações e indicações do procedimento mais adequado para alcançar seus objetivos. No entanto, quando o assunto é tratamento com aparelhos ortodônticos, além da estética, costumam estar envolvidos diversos outros fatores, inclusive funcionais. Assim, seja para corrigir mordida aberta ou cruzada, acavalamento e dentes afastados ou, ainda, melhorar disfunções, como desvios na mastigação e dores decorrentes desse fator, surge sempre uma dúvida bastante comum entre os pacientes: qual é o tempo mínimo que tenho que ficar com o aparelho ortodôntico e este será o tema abordado a seguir. Acompanhe!

Como funciona o tratamento ortodôntico?

Antes de responder qual é o tempo mínimo necessário para ficar com aparelho ortodôntico, é preciso compreender como ocorre esse procedimento. Basicamente, o tratamento ortodôntico tem a função de promover movimentação nos dentes a partir da aplicação de uma força sobre eles. Essa força provoca modificações no ligamento periodontal causando reabsorção de osso de um lado do dente, nas áreas de pressão, e a posição de osso do outro lado, nas áreas de tensão. A maneira de aplicar a força, no entanto, varia muito de acordo com cada caso. Para isso, podem ser adotados aparelho fixos tradicionais, aparelhos móveis ou alinhadores móveis ortodônticos.

Qual tempo mínimo de usar o aparelho ortodôntico?

Agora, no que diz respeito ao tempo mínimo de usar o aparelho ortodôntico, é importante saber que esse fator se diferencia de paciente para paciente, afinal, a gravidade das patologias, as expectativas e as respostas do organismo são aspectos bastante particulares. Outras variantes também influenciam nessa estimativa, como idade, problemas hormonais, medicações, mecânica utilizada e assiduidade do paciente, mas, em geral, o tempo de duração varia de 1 a 3 anos.

Para obter uma previsão mais precisa, você pode contar com a expertise de profissionais especializados em ortodontia, a exemplo do Dr. Rogerio Agulham, um dos melhores dentistas de Curitiba. Somente a partir de uma consulta inicial e da realização de uma bateria de exames, torna-se possível dar uma estimativa de quanto tempo será necessário ficar com o aparelho dentário. Portanto, enquanto isso, conheça e entenda um pouco mais sobre os fatores que impactam na duração do tratamento citados anteriormente.

# 01. Idade

Quando adultos, os dentes já superaram por completo a etapa de desenvolvimento e os ossos faciais perderam a maior parte de sua maleabilidade. Por isso, diferentemente de crianças e jovens, os adultos tendem a ficar mais tempo com o aparelho para que as movimentações ocorram.

# 02. Higienização bucal

A higienização bucal também exerce uma importante influência, visto que o acúmulo de alimentos entre os dentes corrobora com a formação de bactérias que, quando não tratadas com a devida urgência, podem ocasionar placas bacterianas. Essas, por sua vez, dificultam o deslizamento dos dentes na boca, aumentando o atrito e, consequentemente, o tempo necessário de uso do aparelho.

# 03. Resposta do organismo

Conforme mencionado há pouco, a resposta do organismo de cada paciente é outro fator que impacta na duração do tratamento ortodôntico. A densidade óssea, o tipo de dente e as características do tecido gengival, por exemplo, podem aumentar ou diminuir a velocidade das movimentações.

# 04. Cooperação do paciente

A duração do tratamento com aparelhos ortodônticos também depende muito do paciente. Isso mesmo! Ir às consultas regularmente para fazer os ajustes necessários, repor rapidamente a quebra de peças decorrentes da ingestão de alimentos duros e permanecer com o aparelho de contenção pelo tempo indicado pelo dentista são outros fatores importantes, mas, muitas vezes, negligenciados.

Quer obter uma estimativa personalizada do tempo mínimo de uso do aparelho ortodôntico?

Agende a sua consulta de rotina no CEOPAR pelo número (41) 3338-7029 e conheça um dos melhores centros odontológicos do país. Dispomos de uma infraestrutura completa e elegante, além de consultórios com equipamentos e materiais de última geração para oferecer o que há de melhor em tratamentos odontológicos. Conte com uma equipe altamente qualificada e compromissada com a saúde bucal de seus pacientes!

Por |2020-07-15T13:04:17-03:00julho 15th, 2020|